Sexta-feira, 10 de Abril de 2009

Barro negro de Bisalhães.


"Vai morrer" esta arte, os mais novos não lhe pegam, e essa certeza deixa Manuel Martins um pouco sombrio. Aproxima-se assim da tez do barro negro que vai moldando, à vista de quem queira comprar, no desvio de Vila Real para a aldeia de Bisalhães, onde vive e aprendeu o mister. Deita um olhar de soslaio para a venda do lado, a poucos metros, "é minha vizinha, não é da família", e nesse reconhecimento passa a mágoa que tem pela concorrência desleal: "A cada carro que pára ela vai lá e abre a porta para me roubar os clientes".

Estas coisas são mesmo assim, "o teu inimigo é o colega de ofício", e Manuel Martins vai despachando uma bucha de carne e um copo de tinto enquanto revela os caminhos deste barro, também tinto. É picado no armazém, peneirado e amassado, quando está seco é amarelo. O que dá lhe dá o tom negro, ou melhor, cinzento, é uma mistura com musgo e terra preta, tradição que o povo de Bisalhães segue há muitos séculos, os suficientes para firmar a tradição. Manuel garante que os seus fornos vão aos 900 graus, "já foram medir a temperatura", e tem orgulho nessa certeza.

Aqui há quatro barracas a oferecer barro negro, todas da Câmara Municipal de Vila Real, e "quando deixarmos isto entregamos a chave". A filha é subgerente de conta de um banco e também "não morre à fome por causa disso". Mas quem inventou este conceito de venda à beira da estrada, garante o artesão, "foi o meu sogro que Deus tem, deviam fazer-lhe uma estátua", porque "andávamos aí de aldeia em aldeia até que ele entregou a ideia à filha, que é hoje a minha Ermelinda".

Créditos firmados, Manuel mostra o que tem para oferecer, "uma panela tripé a 35 euros, aquela maiorzinha, o alguidar para o arroz de forno", em vários tamanhos. Um jarrão grande chega aos 50 euros, há castiçais negros perfeitos nas suas formas. E é o artesão que revela: "Já tive aqui dias em que ganhei cem contos".
publicado por Admin às 12:30
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.últ. comentários

Este link não funciona. Por favor, coloque um novo...
cria um novo link por favor
http://youtu.be/jb3FvmaWtRo
Meu sonho è ter sexo com ela...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Si quieren ver mas de ella visiten: http://bootyc...
adoro documentarios !!!show de bola esse blog !!!!...
eu saquei o jogo mas nao consigo jogar, ele foi te...
em 1º lugar, para os que tem o minimo de conhecime...
blogs SAPO

.subscrever feeds